quinta-feira, 14 de maio de 2015

Significado do termo "Seridó"



Em termos históricos, o Seridó é uma região situada nos estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba sendo assim denominada devido ao rio e seus afluentes que banham a região. O rio Seridó pertence à Sub Bacia 37, Rio Piranhas-Açu que, por sua vez, pertence à Bacia do Atlântico Sul, sendo que a bacia do Seridó está situada uma parte na Paraíba e uma outra parte no Rio Grande do Norte, onde conflui para o rio Piranhas. O rio Seridó nasce a oeste do Planalto da Borborema, nas imediações da Serra do Caldeiro, no Município de Cubati, na Paraíba. Seus principais afluentes são: os rios Picui e os riachos Quinturaré e Vazantes (setor leste), o rio Sabugi e os riachos Papagaio, São Domingos, Chafariz e Santa Maria (setor oeste). Além dos rios já citados, pertencem à Bacia Piranhas-Açu outros cursos d’água bem conhecidos dos seridoenses, tais como o rio Acauã, o rio Letreiro e o rio das Vazantes. Já o rio Curimataú, outro curso d’água importante na região de Cuité, faz parte da Sub Bacia 38 – Rio Paraíba, Potengi e outros, tendo como incidência nessa bacia também o rio Jacu, o rio Trapiá e o riacho da Jurema.
Quanto ao significado da palavra “seridó”, segundo o folclorista Câmara Cascudo, esta seria de origem tupi; para outros autores, entretanto, a palavra tem origem marrana, vem de “saridh”, que significa “o último sobrevivente”, “a terra onde Deus habita”, enquanto que para o pesquisador Olavo Medeiros Filho, o termo tem origem tarairiú. O historiador Helder Macedo, por sua vez, considera que ainda não se pode precisar o que a palavra “seridó” significa; porém, nos registros mais antigos da região constam os termos “ciridó” e “ciridô”. Macedo diz que Cascudo usou de “licença poética”, quando disse que a palavra significava “terra de pouca folhagem”.

O termo “sertão do seridó”, há muito tempo usado pelos seridoenses, é devido à localização geográfica da região, situada no centro-sul do Rio Grande do Norte e no centro-norte da Paraíba. Assim, desde a vinda dos primeiros colonizadores, essa região localizada nas Capitanias da Paraíba e do Rio Grande é conhecida como “sertão”. Já a expressão “Ribeira do Seridó”, só foi utilizada para denominar a região seridoense a partir do século XIX, pois até o século XVIII, essas terras eram conhecidas como “Ribeira do Acauã”. Através da leitura da documentação remanescente da época da Guerra dos Bárbaros, chega-se à conclusão de que os primeiros colonizadores entendiam que seu curso d’água principal era o rio Acauã, e não o rio Seridó. Para os mais antigos, portanto, o rio Acauã nascia em Nova Palmeira, recebia o rio Seridó que nasce em Cubati e em seguida desaguava no rio Piranhas. Passados vários anos, seus habitantes observaram que, na verdade, o rio Acauã é que era tributário do rio Seridó. Assim, nas décadas de oitenta e noventa do século XVIII, já se falava em “Seridó”. Há ainda um documento no Cartório de Pombal, datado do século XVII, que traz o termo “Ribeira do Acauã-Seridó”. Posteriormente, quando o entendimento mudou, dando-se prevalência ao rio Seridó, a região mudou de nome, ficando o termo “Acauã” apenas para denominar as localidades da Serra do Cuité e Picuí. Há que se registrar também que, no início da colonização da porção paraibana do seridó, a região de Picuí era conhecida como “Ribeira do Quinturaré”. Naquela época, o rio Quinturaré, parte do curso superior do rio Acauã, era chamado de Acauã apenas quando seu curso adentrava no estado do Rio Grande do Norte. 

2 comentários: