quinta-feira, 8 de maio de 2014

FESTA DE INAUGURAÇÃO DO PICUÍ CLUBE


FESTA DE INAUGURAÇÃO DO PICUÍ CLUBE:
um resgate histórico de Picuí.

por Fabiana Agra *

No próximo sábado, dia 10 de maio de 2014, a direção do Picuí Clube promoverá a festa de inauguração do salão de eventos “Francisco Cavalcanti de Assis”. O evento terá como atração principal a melhor banda show-baile do norte-nordeste, a ORQUESTRA PRIME’S e a participação de Altemar Martins (ex-Banda Feras) e Deto Edina & David Fagner.

A festa será um resgate da história da agremiação, através da entrega da comenda “Otávio Henriques” a dezenas de picuienses que contribuíram para o engrandecimento da entidade. Os homenageados com a comenda serão: Abílio César de Oliveira, Aluísio Henriques de Araújo, Alzenado Macedo, Amando Cunha, Amauri Farias, Amauri Sales de Melo, Cleone Fernandes, Dalfran Vale, Demétrio Lima de Farias, Fenelon Luz, Francisco Cavalcanti de Assis, Felizardo Bezerra de Medeiros, Francisco Celso Dantas, Gilberto Henriques da Fonseca, Heleno Henriques de Araújo, Jesualdo Gomes Andrade, Joaquim Vidal de Negreiros, José Líbio Dantas, José Pereira da Costa, José Ronaldo de Oliveira, Maria Dirce Dantas Silva, Moisés Costa, Omar Luiz Henriques da Costa, Otávio Henriques da Costa, Ozila de Oliveira Porto, Paulo Henriques de Araújo, Pedro Henriques Sobrinho, Pedro Tomaz de Medeiros, Raimundo Sales de Melo, Sebastião José de Medeiros, Sebastião Tibúrcio de Lima e Valdemiro Macedo Cruz. Alguns dos homenageados já faleceram e suas famílias receberão a homenagem póstuma.

A direção do Picuí Clube também criou o prêmio “E. Montanhês”, uma referência ao picuiense Francisco Eduardo de Macedo, ex-prefeito e um dos ícones da cultura picuiense e que usava esse codinome. O prêmio será conferido às pessoas que se destacaram nas áreas cultural e política e, em sua primeira edição, homenageará Morib Macedo, neto de Eduardo Macêdo e um dos jornalistas mais conceituados da imprensa paraibana; o atual prefeito de Picuí, Acácio Araújo Dantas que, dentro dos limites constitucionais, não mede esforços para atender os pleitos da agremiação; o ex-prefeito Buba Germano, responsável pela permuta de um terreno situado no Bairro Limeira e que pertencia ao Picuí Clube (e que se encontrava totalmente invadido por habitações clandestinas), pelo terreno onde atualmente está sendo edificada a nova sede da instituição; e Gilma Germano que, na condição de deputada estadual, muito incentivou nas intermediações que culminaram na construção da nova sede do Picuí Clube.

O salão de eventos “Francisco Cavalcanti de Assis” é uma homenagem prestada ao advogado mais conhecido como “Chico do Correio”, grande responsável em retomar a posse dos prédios do Picuí Clube que, no ano de 2006, estavam em poder de terceiros e que, não fosse o combate persistente de seu Chico, os imóveis teriam sido perdidos para pessoas inescrupulosas.

Assim, a festa de inauguração da nova sede do Picuí Clube será um marco para a cidade de Picuí pois, diferentemente das décadas passadas, o local será um espaço democrático, onde ninguém mais será barrado por circunstâncias raciais, políticas ou sociais – como assim o era num passado nem tão distante. A partir da inauguração do espaço, uma nova era nascerá para os picuienses, já que a agremiação pretende também resgatar os eventos culturais e artísticos presentes na história do clube, além de se constituir uma nova opção de lazer para todos os munícipes.



* Fabiana Agra é advogada e jornalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário